Voltar

sexta-feira, 25 de agosto de 2023

Provedoria e Superintendência do HCB estiveram reunidos com a representante do Ministro Paulo Pimenta, Michele dos Santos ,para de tratar de assuntos de interesse da saúde pública local.

Compartilhe:

Na manhã desta sexta-feira, 25 de agosto, os membros da Provedoria e Superintendência do HCB estiveram reunidos com a representante do Ministro Paulo Pimenta, Michele dos Santos, a fim de tratar da condução de assuntos de interesse da saúde pública local, assim como outros temas relevantes para Cachoeira do Sul.

Na ocasião, foi ressaltada a liberação da verba de R$1.700.000,00 (um milhão e setecentos mil) para incremento do financiamento de leitos clínicos do Hospital, viabilizada por meio dos esforços conjuntos do HCB, do Ministro Pimenta, por sua representante Michele dos Santos.

Tramita ainda no Ministério a liberação de verba destinada ao incremento do custeio dos leitos UTI, que está sob especial atenção do Ministro Pimenta e deve ter disponibilização em breve, cumpridas todas as etapas legais de tramitação do processo. A UTI Adulto II, de que trata o processo, foi inaugurada em 2022.

A reunião tratou ainda de temas relevantes para Cachoeira do Sul. O Provedor Geraldo Ache, coordenador da comissão comunitária em prol da UFSM – Campus Cachoeira do Sul, pontuou questões importantes sobre o andamento de recursos destinados à universidade.

Foram também esclarecidas dúvidas quanto ao movimento para que nossa cidade receba uma unidade do IFFAR – Instituto Federal Farroupilha, com implemento de cursos técnicos e, futuramente, de nível superior. Os IFs oferecem cursos técnicos integrados ao ensino médio ou subsequentes, além das graduações e pós graduações que estarão vinculados ao eixo tecnológico, após amplo debate com a participação da comunidade, levando em conta o perfil socioeconômico e os arranjos produtivos da região.

Foram também realizadas considerações sobre a vinda do curso de medicina para Cachoeira do Sul, ponto relevante para a saúde básica do Município e para a qualificação do HCB e seu posicionamento ainda mais consistente como instituição referência regional em saúde.

Por fim, a representante do Ministro Paulo Pimenta, Michele dos Santos, relatou sua preocupação com os atendimentos na área de saúde mental, sendo ventilada a possibilidade de que, num esforço conjunto entre Executivo Municipal, Ministério da Saúde e HCB, sejam buscadas alternativas para ampliação dos atendimentos nesta área.

Estiveram presentes na reunião, pela Provedoria, os Srs. Antonio Ruben da Silveira, Lauro Pessolano, Geraldo Ache, Paulo Cézar De Ré, Hélio Lopes de Quadros; pela Superintendência do HCB Luciano Morschel e a Assessora Jurídica Juliana Cruz Flores e representando o Ministro Paulo Pimenta, Michele dos Santos.