Voltar

sexta-feira, 12 de julho de 2019

Hospital de Caridade e Beneficência apresenta para a imprensa o projeto de acreditação hospitalar.

Compartilhe:

Hospital de Caridade e Beneficência apresenta para a imprensa

o projeto de acreditação hospitalar.

A acreditação é um método de avaliação e certificação que busca, por meio de padrões previamente definidos, promover e garantir a qualidade e a segurança da assistência no setor de saúde. É realizada de forma voluntária e, como ferramenta de gestão, contribui para a melhoria do desempenho das unidades hospitalares, identificando pontos operacionais a serem aperfeiçoados, promovendo cooperação interna e mantendo conformidades. 

A metodologia aplicada pela ONA (Organização Nacional de Acreditação) é reconhecida pela ISQua (International Society for Quality in Health Care), associação parceira da Organização Mundial da Saúde (OMS) e que conta com representantes de instituições acadêmicas e organizações de saúde de mais de cem países. Este é o maior reconhecimento que uma instituição de saúde pode receber, visto que o processo de conquista da acreditação resulta em mais qualidade, segurança e humanização no atendimento e cuidado com o paciente.

O processo de acreditação percorre 3 níveis, em ordem crescente: 

Nível 1 – Segurança do Paciente

Nível 2 – Processo de Organização                                     

Nível 3 – Prática de Gestão de Qualidade

Neste projeto o HCB está sendo assessorado pela empresa EJRos Brasil e será avaliado em nível 1. De acordo com o superintendente, Luciano Morschel, “as dificuldades da área hospitalar exigem um nível cada vez maior de eficiência e resultados. A metodologia de acreditação ONA já mostra excelentes resultados em instituições acreditadas e estará ao alcance do hospital para benefício da comunidade”. Ainda de acordo com o superintendente, “este processo de acreditação elevará o nível de qualidade e segurança no HCB.”

Num primeiro momento o HCB reformulou seus processos internos, “ a partir de agora os clientes, familiares e acompanhantes poderão ver in loco estas mudanças” destaca Morschel. “ O controle de fluxo (circulação de pessoas pelas dependências do hospital), por exemplo, está sofrendo alterações significativas, quanto a exigência do uso de crachá por todos os colaboradores, médicos e terceiros. Em breve, a comunidade observará mudanças para os visitantes, como a identificação com etiquetas coloridas para acesso a áreas consideradas críticas, como: centro cirúrgico, maternidade, pediatria, UTI’s e PA”, ressalta o superintendente.

Desde março deste ano, o hospital instituiu uma série de treinamentos para todos os colaboradores e para a equipe médica. Ao total, serão cinco encontros e o objetivo é atingir cerca de 90% dos 820 funcionários. A ideia é que todos estejam aptos a difundir junto aos pacientes a cultura da segurança do paciente e a excelência no atendimento assistencial.

Exemplos práticos já podem ser observados, como o Manual do Fornecedor publicado no site do HCB. Na área da Manutenção, todos os equipamentos e aparelhos de ar condicionado estão devidamente etiquetados com dados técnicos e datas das vistorias e prazos para novas manutenções. Todos os setores mapearam seus riscos de processos e para os quais instituiram barreiras preventivas, a fim de evitar ou mitigar a ocorrência de falhas.

A acreditação pela ONA contribui para que, dentro de recursos disponíveis, ocorra uma progressiva mudança de cultura, mantendo a mobilização constante da instituição somada a processos seguros da assistência de gestão.  No Brasil são 351 hospitais acreditados e no estado são 19*.

A  hashtag , #acreditaHCB,  foi criada para tornar visível e disseminar em todas as divulgações o projeto de acreditação do HCB, aumentando o número de engajamento. 

 Hospitais Acreditados no RS:

- Hospital Divina Providência - Porto Alegre

- Hospital Ernesto Dornelles - Porto Alegre

- Hospital Geral de Caxias do Sul - Caxias do Sul

- Hospital Independência - Porto Alegre

- Hospital Mãe de Deus - Porto Alegre

- Hospital São Lucas da PUCRS - Porto Alegre