Voltar

quarta-feira, 24 de maio de 2023

HCB realizou a 1ª captação de órgãos em 2023.

Compartilhe:

A família da paciente Isabel Cristina Butzke de 46 anos de Candelária, autorizou a doação de órgãos após a confirmação da morte encefálica. A captação de órgãos foi realizada no HCB no dia 23 de maio por uma equipe composta por dois médicos da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre e uma técnica de enfermagem da OPO7.  Foram captados os rins.

Esta é a 1ª captação realizada pelo hospital em 2023, totalizando 39 captações desde de 2002. De acordo com a enfermeira Vanessa Moura, coordenadora da UTIs e da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT)) do HCB, esse ano foram abertos cinco protocolos por morte encefálica. As doações não ocorrem pelos seguintes motivos: negativa familiar, paciente não manifestou o desejo de ser doador em vida e um paciente tinha linfoma Hodking, onde mesmo a família querendo doar, a doação de órgãos não pode ser realizada.

Durante todo o ano a CIHDOTT realiza campanhas de conscientização para a importância da doação de órgãos, mas é em setembro, no dia 27, quando comemoramos o Dia Nacional da Doação de Órgãos, que a equipe da comissão realiza atividades no hospital e para a comunidade. “Salientamos a importância de deixar os familiares cientes do desejo de doação”, ressalta a enfermeira Vanessa. Em setembro o HCB realizará a Semana de Conscientização da Doação de Órgãos e em breve será divulgada a programação das atividades para este ano.