Voltar

terça-feira, 3 de outubro de 2023

HCB já realiza neurocirurgias com novo microscópio.

Compartilhe:

O microscópio Leica M530 OHX é um equipamento de tecnologia alemã que oferece maior precisão nos procedimentos neurocirúrgicos. O HCB é o sexto hospital do estado a adquirir este equipamento e a primeira cidade da região que conta com esta tecnologia.

O investimento foi de R$ 1,4 milhão e auxiliará principalmente os neurocirurgiões nos procedimentos de alta complexidade. O novo equipamento agrega melhor qualidade de imagem e elementos de mobilidade, o que permite fazer uma cirurgia mais confortável e eficiente.

O microscópio possui ainda as fluorescências, que são substâncias injetadas nas veias dos pacientes que marcam tecidos tumorais e vasos durante a cirurgia. Assim o neurocirurgião identifica o que é tumor do que é o cérebro. “Em tempo real observamos em cirurgias vasculares de aneurismas cerebrais, malformações arteriovenosas e outras doenças, se o vaso está preservado ou não”, informa o neurocirurgião Gustavo Faccin Herbstrith.

“Este equipamento nos coloca no mesmo nível de grandes centros de saúde. O microscópio complementa a evolução do hospital nos seus processos de segurança e qualidade”, destaca o superintendente do HCB, Luciano Morschel. O serviço de neurocirurgia do HCB foi inaugurado em 2009.  A média é de 61 cirurgias por mês. A Neurocirurgia também atende clientes convênios e particulares. A equipe é composta pelos médicos Gustavo Faccin Herbstrith, Ricardo Carrera Miguel e Vinícius Severo.