Voltar

segunda-feira, 7 de agosto de 2023

HCB inaugura 1ª etapa da reforma e ampliação do Centro Cirúrgico.

Compartilhe:

O investimento para esta etapa é referente ao valor recebido na Consulta Popular 2018/2019.

Na última sexta-feira, 04 de agosto, o Hospital de Caridade e Beneficência de Cachoeira do Sul inaugurou a 1ª etapa da reforma e ampliação do Centro Cirúrgico. O investimento para a conclusão desta etapa, foi de R$ 589.392,20, referente a Consulta Popular 2018/2019.

A secretária de saúde do estado, Arita Bergmann, juntamente com autoridades do município de Cachoeira do Sul e da provedoria do HCB, descerraram a placa de inauguração. Na ocasião, também, representantes do Grande Conselho do HCB e de clubes de serviço da cidade da cidade, como Lions, Rotary, Casa da Amizade, LFCC e Lojinha da Caridade, conheceram os novos espaços do Centro Cirúrgico.

O projeto está sendo realizado em três etapas e ampliará o setor de 415 m² para 1490 m². Nesta primeira fase, o hospital ocupou parte da Unidade 300 e construiu a área de apoio do novo Centro Cirúrgico, que abrigará a sala da Engenharia Clínica, vestiários masculino e feminino, sala de recepção com secretária, duas salas para conversa médica, copa e sala de estar da equipe, salas de espera e vestiários para paciente ambulatorial.

A segunda etapa do projeto terá a construção de oito salas cirúrgicas, salas para guarda de materiais e equipamentos, posto de enfermagem, sala de indução anestésica, DML e sala de utilidades. Todos estes espaços vão ocupar todo o 3º pavimento do Anexo, o chamado Hospital do Futuro II e a previsão para conclusão é em novembro de 2023.

Por fim, as dependências do bloco já existente, vão ter 23 leitos em sala de recuperação, posto de enfermagem, banheiros para paciente, salas de enfermagem, sala de discussão de casos médicos, sala de biópsia, DML e sala de utilidades, entrada de paciente internado e ampliação da farmácia do bloco. Esta etapa está prevista para concluir em dezembro deste ano.

“Já a partir do início de 2024, o novo Centro Cirúrgico do HCB aumentará sua capacidade de atendimentos passando de cinco para oito salas de cirurgias dentro das melhores técnicas construtivas, salas mais amplas para acomodar melhor todos os equipamentos e equipe necessárias a grandes procedimentos; atualização tecnológica do sistema de filtros e troca de ar ou seja, trata-se de uma atualização tecnológica, adequação às modernas exigências sanitárias e ampliação da demanda. Em 2022 foram realizadas 6.239 cirurgias no HCB”, declara o superintendente Luciano Morschel.

Saiba Mais

No dia 07 de outubro de 2022, a secretária de saúde do estado, Arita Bergmann, esteve no HCB para entregar diversos equipamentos para equipar as três de cirurgias que estão sendo ampliadas. Os equipamentos foram adquiridos através do Programa Avançar com investimento de R$ 2 milhões. Na ocasião foram entregues: três mesas cirúrgicas, três carros de anestesia, três geradores eletro-cirúrgicos, um arco cirúrgico, três focos de teto, um craniótomo e um monitor multiparamétrico.

Compõem a equipe Centro Cirúrgico HCB: quatro enfermeiros, 43 técnicos em enfermagem, dois técnicos em radiologia, dois auxiliares administrativos, três higienizadores, além do apoio da farmácia e Centro de Materiais Esterilizados (CME).

Fotos: Itamar Aguiar/SES divulgação