Voltar

quarta-feira, 11 de março de 2020

HCB comemora o Dia Mundial do Rim

Compartilhe:

Campanha mundial alerta para a importância da saúde dos rins.
Dia Mundial do Rim de 2020 terá como tema central “Saúde dos rins para todos. Ame seus rins. Dose sua creatinina!”
Idealizado pela Sociedade Internacional de Nefrologia (ISN), o Dia Mundial do Rim (DMR) tem como objetivo reduzir o impacto da doença renal em todo o mundo. Este ano a data será celebrada no dia 12 de março. 
Neste dia a equipe do Serviço de Nefrologia do HCB irá realizar atividades de conscientização  nos setores e com os pacientes e acompanhantes.
Serviço de Nefrologia do HCB

O Serviço de Nefrologia do HCB comemora no dia 15 de março, 14 anos de existência. Quando inaugurou em 2006, o serviço contava com uma equipe de nove pessoas. Mais de uma década depois são 28 profissionais cuidando da saúde e bem-estar de 120 pacientes de Cachoeira do Sul e da 8ª Região (Arroio do Tigre, Caçapava do Sul, Encruzilhada do Sul, Ibarama, Passa Sete, Segredo, Sobradinho, Cerro Branco, Novo Cabrais, Estrela Velha e Lagoa Bonita), com funcionamento dividido em três turnos de segunda a sábado. 
No setor são tratados pacientes portadores de doenças renais, sendo realizadas consultas médicas, de enfermagem, avaliação nutricional, atendimento psicológico e serviço social, além de todo o serviço que o HCB oferece. 
Sobre a Doença Renal Crônica
A doença renal crônica (DRC) se caracteriza por lesão nos rins que se mantém por três meses ou mais, com diversas consequências, pois os rins têm muitas funções, dentre elas: regular a pressão arterial, “filtrar” o sangue, eliminar as toxinas do corpo, controlar a quantidade de sal e água do organismo, produzir hormônios que evitam a anemia e as doenças ósseas, entre outras. Em geral, nos estágios iniciais, a DRC é silenciosa, ou seja, não há sintomas ou são poucos e inespecíficos. Por isto, o diagnóstico pode ocorrer tardiamente, quando o funcionamento dos rins já está bastante comprometido, muitas vezes em estágio muito avançado, quando é necessário tratamento de diálise ou transplante renal. Assim, são fundamentais a prevenção e o diagnóstico precoce da doença, com exames de baixo custo, como a creatinina no sangue e o exame de urina simples.