Voltar

terça-feira, 19 de novembro de 2019

Escola HCB completa 50 anos.

Compartilhe:

Escola HCB completa 50 anos.

 

Diversas atividades serão realizadas no dia 19 de novembro para comemorar a data.

 

            A Escola HCB completa 50 anos em novembro. Para comemorar esta data, a direção da escola preparou diversas atividades (ver cronograma abaixo) para este dia. “São 50 anos de tradição, sonhos, conquistas, muitos profissionais formados e outros tantos que por aqui passaram, deixando conhecimento e laços, jamais esquecidos. Dividimos com a comunidade cachoeirense esta alegria. Fazemos parte da história de Cachoeira do Sul. Hoje, estamos instalados no local que foi o 1º hospital desta cidade e nos orgulhamos em preservar este espaço”, destaca a diretora da Escola HCB, Maiara de Oliveira Carvalho.

No momento a Escola de Educação Profissional de Saúde – Escola HCB, tem um corpo discente de 200 alunos, sendo que os mesmos têm as suas atividades diárias de aulas teóricas na escola e estágios no Hospital de Caridade e Beneficência, na Secretaria de Saúde, nas Unidades Básicas de Saúde e nas Empresas. Participam em vários eventos na comunidade, entre eles: campanhas de vacinação, jornadas Rotárias, atendimentos de primeiros socorros, verificação de pressão arterial e teste de glicose e palestras sobre temas de saúde na comunidade.

Maiara afirma que “considerando que a turma 2019/1, dos 22 alunos formados, 80% foram empregados no HCB, no primeiro mês após a formatura”.

 

 

História da Escola HCB

 

O HCB possui uma escola de enfermagem há 50 anos, cuja autorização para funcionamento foi concedida através da Portaria nº 20428 de 18/11/1969 e, em março de 1970 iniciaram-se as atividades da então “Escola de Auxiliares de Enfermagem”, sendo reconhecida oficialmente pela SEC através da Portaria nº 32273/72.

            Em março de 1970 foi o marco inicial do desenvolvimento das atividades da então Escola de Auxiliares de Enfermagem, idealizada e organizada pelo médico Dr. Eurico Nestor Wilhelm, seu primeiro diretor, com o apoio do Provedor do Hospital de Caridade e Beneficência, Sr. Theobaldo Carlos Burmeister, do Dr. Edyr Lima e demais membros do Grande Conselho.

            Seu funcionamento foi autorizado através da Portaria 20.428 de 18 de novembro de 1969. A escola iniciou seu funcionamento com onze alunos do Curso Auxiliar em Enfermagem. A mesma foi criada para solucionar a falta de funcionários qualificados para o Hospital, pois na época só existia uma enfermeira com curso superior, conhecida como enfermeira padrão, a inesquecível Irmã Assunta Scherer, que foi a primeira professora enfermeira da Escola. Os demais profissionais que atuavam no HCB na época, eram Atendentes de Enfermagem.

            O processo de reconhecimento foi avaliado pelas professoras Marisa Timm Sari, Laize H. Cunha e Selma Garcia de Oliveira, que compunham a Comissão Verificadora. O reconhecimento oficial da SEC deu-se através da portaria nº 32273-72.

            No início do ano de 1972, assumiu a direção da Escola, a Enfermeira Ignêz Kowacs, no lugar do então diretor Dr. Eurico Nestor Wilheim.

            Em 1974 cessaram as atividades da antiga Escola de Auxiliares de Enfermagem de Cachoeira do Sul, tendo sido autorizado então, o funcionamento do Centro de Formação Especial de Enfermagem com dois Cursos: Técnico em Enfermagem Concomitante ao 2º grau e Supletivo de Qualificação Profissional para a formação de Auxiliar de Enfermagem. A aula inaugural da escola foi proferida pela Irmã Noemi Lunardi, diretora da Faculdade Nossa Senhora Medianeira de Santa Maria.

            Pelo Conselho Estadual de Educação, em 18 de abril de 1979, segundo portaria nº 07611 foi determinada a mudança de denominação da Escola devido a Resolução 111/74, que fixou normas para a designação dos estabelecimentos de Ensino de 1º e 2º graus, em face da Lei 5691/71, passando a chamar-se Centro Interescolar de 2º grau de Cachoeira do Sul. O reconhecimento foi através do Parecer nº 679/79.

            Em 1988 assumiu a direção da Escola, a Enfermeira Professora Clotildes Sarturi Moscarelli, atuando até fevereiro de 2007.

            A partir de 2007, assume e permanece até a presente data na função de diretora a pedagoga Maiara de Oliveira Carvalho.

            Em 11 de dezembro de 2002, foram aprovados três novos cursos na área da saúde pelo Conselho Estadual de Educação, sendo esses: Técnico em Administração em Saúde (parecer nº 1398/02), Técnico em Prótese Dentária (parecer nº 1397/02) e Técnico em Segurança do Trabalho (parecer 1396/02).

            Em março de 2003 a escola possuía seis cursos em atividade, com profissionais de diversas áreas no seu quadro docente, sendo funcionários do Setor Administrativo, Enfermeiros, Nutricionista, Psicólogas, Fisioterapeuta, Tecnólogo, Físico Nuclear, Professor Especialista em Ciências do Movimento Humano, Dentista, Protéticos, Advogado, Orientadora Educacional, Técnicos em Segurança do Trabalho, Médico do Trabalho e Técnico em Informática.

            Em 2005 foi reconhecido pelo Conselho Estadual de Educação o curso Técnico de Higiene Dental, amparado pelo parecer nº 444/05 do Conselho Estadual de Educação, e aprovado por unanimidade pela plenária de 13 de julho de 2005.

A partir de 2014, firmou convênio com o Governo Federal através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), atendendo mais de 360 alunos.

Em 2017 aderiu ao FUNDACRED, sendo pioneira como Escola de Curso Técnico, em nível médio, ao oferecer o Crédito Educativo. O Crédito Educativo permite que o aluno pague apenas 50 % do valor da mensalidade durante o curso e o saldo restante após formado.

 

 

Para saber:

 

Nestes 50 anos a Escola HCB já formou:

-  1.268 Auxiliares de Enfermagem, sendo este curso já extinto desde o ano de 1996;

- 1.409 Técnicos em Enfermagem;

- 425 Técnicos em Radiologia;

- 205 Técnicos em Segurança do Trabalho;

          - 32 Técnicos em Administração em Saúde;

- 32 Técnicos em Prótese Dentária;

- 35 Auxiliares de Consultórios Dentários;

- 42 Promovidos de Auxiliares de Enfermagem para Técnicos em Enfermagem.

Totalizando: 3.448 profissionais em saúde.

 

Conheça os cursos oferecidos pela Escola HCB:

 

1.            Técnico de Administração em Saúde

2.            Técnico de Radiologia

3.            Técnico de Enfermagem Pós-ensino Médio e Concomitante

4.            Auxiliar de Consultório Dentário

5.            Técnico de Higiene Dental

6.            Técnico de Prótese Dentária

7.            Técnico de Segurança do Trabalho

Todos os cursos estão aprovados pelo Conselho estadual de Educação e tem o Código do INEP/MEC 43029493, bem como, o Cadastro Nacional de Cursos de educação Profissional de Nível Técnico – CNCT

 

PROGRAMAÇÃO:

 

Dia 19/11/2019

 

7h

Abertura do Dia de Comemorações dos 50 anos de Existência da Escola HCB.

Apresentação Musical com Professor Everton Régis e acompanhamento.

Local: Rua Saldanha Marinho, 35 - Balcão da Escola          

 

8h às 18h

VIII Salão de Iniciação Científica.

Mostra das Profissões com exposição de materiais.

Orientação sobre Saúde.

Teste de Glicose.

Verificação de Pressão Arterial.

Aula na Rua, com duração de 15 minutos, temas variados, como: Primeiros Socorros, Exames de Diagnóstico e Prevenção, entre outros.

Local: Rua Saldanha Marinho, 35 - em frente à Escola, espaço coberto.

 

18h30min

- Sessão de Homenagens à Escola HCB, com a participação da Banda do 3º Batalhão de Engenharia e Combate de Cachoeira do Sul

 

20h – Encerramento

 

A Escola HCB fica na Rua Saldanha, 35. Informações pelos telefones 51 3722 0760 e pelo 51 9 96119106 (whatsapp).